Identificação dos apoiadores

É muito comum não termos entre os conselheiros uma pessoa com as competências necessárias para a condução do processo de Planejamento Estratégico. E quando essa pessoa existe, muitas vezes não dispõe do tempo e dedicação necessários para essa iniciativa.

Portanto, recomenda-se a inclusão de uma pessoa experiente nesse tipo de atividade entre os membros da equipe que conduzirá o projeto. Esse apoiador poderá vir da área acadêmica, de um centro de pesquisa, de uma Secretaria de Governo ou um consultor especializado na metodologia proposta.

O facilitador do projeto é a pessoa que liderará o grupo de trabalho na elaboração do planejamento estratégico. Sua missão é que o grupo de trabalho alcance os objetivos, eliminando quaisquer dificuldades que possam encontrar ao longo do caminho.

• Aconselhar os membros do GT para que eles possam trabalhar de forma auto organizada e com espírito de equipe e consciência. Para isso, é responsável por gerenciar “dinâmicas de grupo” que contribuem para a elaboração do plano estratégico;

• Eliminar qualquer impedimento que o GT enfrente para atingir seus objetivos finais;

• Fornecer as informações que o GT precisa para o desenvolvimento do plano estratégico;

• Deve compartilhar os principais conceitos da metodologia para garantir que todos os membros do GT aprendam e usem a metodologia adotada;

• A figura do facilitador reforça a ideia de que essa metodologia melhora a qualidade do trabalho em equipe, concentrando todos os esforços em alcançar o mesmo objetivo para atender às necessidades das partes interessadas.

REALIZAÇÃO    

APOIO