Uma vez escolhidos os eixos temáticos prioritários, o grupo de trabalho deverá discutir os objetivos e metas a serem perseguidos. Em outras palavras, o GT deverá definir até ondo o Conselho pode chegar.

Vale lembrar que os objetivos e metas escolhidos devem estar alinhados com as três principais responsabilidade do conselho:

1. Lutar pelos direitos das pessoas idosas e ter sua voz ouvida pelos formuladores de políticas públicas e tomadores de decisão (Advocacy);

2. O controle social das políticas públicas orientadas às pessoas idosas;

3. Gerir os recursos do Fundo do Idoso e executar ações aderentes ao planejamento estratégico.

As metas e objetivos escolhidos devem ser ambiciosos, mas possíveis. Uma má escolha pode gerar frustrações para o GT. A metodologia proposta recomenda as metas e objetivos escolhidos devam passar pelos três filtros abaixo:

1- O objetivo é relevante e prioritário para as necessidades e dores da população 60+;

2- Não há impeditivo legal (vale lembrar que o uso dos recursos do Fundo do Idoso obedecem a uma legislação específica) e temos capacidade técnica para realizar esse objetivo;

3- Temos recursos suficientes para realizar esse objetivo;

Por fim, recomenda-se que os objetivos escolhidos sejam classificados de acordo com o seu prazo de execução em objetivos de curto, médio e longo prazo.