Importância e engajamento de Grupo de Trabalho

Engajamento é muito importante para um melhor resultado do grupo de trabalho. Entretanto, o engajamento será um grande desafio enfrentado pelas lideranças da iniciativa. Lembre-se que as atividades do GT terão que concorrer com a rotina diária dos participantes. Temos que despertar a consciência social de cada participante e, sobretudo, reforçar o sentimento de que eles têm em suas mãos o poder de transformação do futuro da comunidade que representam.

O ponto de partida é mostrar ao grupo a importância do que estão fazendo e os impactos que isso irá gerar nas políticas públicas e na vida das pessoas idosas. O vídeo que mostra o reflexo do aumento da expectativa de vida e mudança demográfica na vida das pessoas pode ser um instrumento muito importante. Mostre ao grupo o que aconteceu a países que passaram por esse processo antes. Compare os países europeus, que tiveram mais de um século para se preparar, com o Brasil, que envelheceu em menos de 20 anos. Apresente a transversalidade do tema. O envelhecimento populacional não trará impacto somente na área de saúde e assistência social. Todas as áreas sofrerão os reflexos da mudança demográfica e isso justifica a criação de grupo multidisciplinar.

Outro elemento importante para o engajamento é mostrar que é possível, apresentando casos de sucesso e os impactos que geraram para na vida das pessoas.

Os participantes do grupo devem saber que foram escolhidos por seu conhecimento e competências complementares. Todos são indispensáveis e a sua ausência trará impacto no resultado da iniciativa.

REALIZAÇÃO    

APOIO