Plano de comunicação: iniciativa privada, sociedade civil e governo

É fundamental atentar para a aproximação e manutenção da comunicação com outros públicos, para disseminar a importância das diretrizes definidas pelo plano estratégico e gerar condições e estímulos ao engajamento de mais pessoas e o compartilhamento de experiências com outros cidadãos.

Uma boa iniciativa dos Conselhos, portanto, é promover rodadas públicas de avaliação das ações e projetos desenvolvidos e se eles conquistaram o apoio e reconhecimento social. Assim, o conselho conseguirá dar total transparência em suas ações e estar sempre aberto à colaboração da sociedade organizada.

Neste aspecto, torna-se fundamental dotar os conselhos de mecanismos de promoção e divulgação de suas ações e a criação de canais de comunicação/informação permanentes com órgãos públicos, entidades parceiras e empresas patrocinadoras, para que todos participem da multiplicação das informações acerca das atividades do conselho e, eventualmente, possam contribuir com ideias e participar das rodadas de avaliação.

Um Plano de Comunicação nada mais é do que um mapa de identificação de públicos a serem integrados às informações do conselho e do grupo de trabalho, e a preparação de mensagens e formatos adequados, a serem utilizados tanto nas mídias sociais, quanto nos canais mais tradicionais de comunicação, como rádios locais, emissoras de TV regionais e outros veículos de mídia.

Em nosso mundo, onde as redes sociais se tornaram uma potência na comunicação, é fundamental pensar em:

Públicos diferentes

Conteúdos direcionados 

Formatos adequados

Essas distinções farão com que a mensagem chegue de maneira adequada e efetiva.


REALIZAÇÃO    

APOIO